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A imagem da sua empresa começa na recepção do prédio

A imagem da sua empresa começa na recepção do prédio

CARTÃO DE VISITAS

A primeira impressão é a que fica – quase sempre – marcada na nossa memória. É através dessa máxima já popular, repetida como um mantra por muitos especialistas na área de Recursos Humanos, que falo hoje de como alguns descuidos podem manchar a imagem de uma empresa, à primeira vista. E os cuidados devem começar, literalmente, pela porta de entrada: na recepção. Não é exagero dizer que este espaço pode funcionar como um cartão de visitas de muitas organizações.

Afinal, a maneira como as pessoas são recebidas na porta de uma empresa diz muito sobre a postura dela diante os clientes, parceiros e até colaboradores. Não adianta tratar o visitante, em sua sala, com cafezinho quente e gentilezas se, na recepção do prédio, ele for esculachado por um recepcionista mal-humorado e despreparado para a função.

FILME QUEIMADO

É bom ressaltar que a empresa que contrata um funcionário com este perfil e permite esse tipo de constrangimento diário, sem ao menos tomar providências, está sendo passiva e condizente com esta situação. Portanto, deixa estampado na sua recepção que não tem preocupação com tratamento dado aos seus visitantes e clientes, bem como com sua própria imagem.

UM PROFISSIONAL IMPORTANTE

Muitas empresas já entenderam a importância de se ter um recepcionista capacitado e atencioso. E isso não se resume apenas a distribuir sorrisos e “bom dias” – embora essas maneiras sejam essenciais na função. É preciso saber se comunicar e manter uma postura profissional. Tem situação mais clichê e desagradável que chegar a uma recepção e esperar ser atendido por um funcionário que está lixando as unhas enquanto fala ao celular com um amigo sobre suas desventuras amorosas?

Um treinamento dentro da própria empresa resolveria um problema como esse e preveniria de possíveis situações semelhantes. O recepcionista ciente de suas funções e responsável deve seguir uma etiqueta básica: agir com discrição – não expondo sua vida pessoal ou críticas em relação ao seu chefe, por exemplo – e ser sempre atencioso. Ele precisa lembrar que é um profissional essencial na formação da imagem de uma organização. E a empresa precisa saber de sua importância, bem como saber valorizá-lo.

HORA DO CAFEZINHO…

Como o assunto é a “primeira impressão”, a dica de hoje é sobre organização e os cuidados com a limpeza dentro da empresa. Afinal, o ambiente de trabalho, muitas vezes, se torna a nossa segunda morada, na qual passamos em média oito horas por dia. Deixar seu canto limpo e organizado ajuda a torná-lo mais agradável. Além disso, ajuda a passar uma boa imagem sua como colaborador. Na hora do cafezinho, divulgue essa ideia.

MINUTO SABÁTICO

Se você é um admirador de Nelson Mandela, vai gostar do livro autobiográfico Conversas que tive comigo. Símbolo da resistência contra a segregação racial e da unificação da África do Sul, Mandela é um dos maiores líderes da história atual. Vale a pena conhecer um pouco de sua trajetória através de cartas, discursos, notas de diário, reproduções de diálogos informais e reflexões do próprio Mandela. Com 416 páginas, o livro custa em média R$ 39,50 nas livrarias.

FIQUE POR DENTRO

Que tal colocar em prática Housekeeping na sua empresa? Isso significa a aplicação de um processo dentro da organização com o objetivo de manter a ordem, a limpeza, a organização e até a segurança da empresa. A ideia é garantir qualidade, produtividade e agilidade nos serviços prestados, bem como a melhoria da qualidade de vida dos funcionários.

Fonte: O Povo on line/ Sandra Nagano

Publicado em: 31/05/2016

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